Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Certeza do Endereço...
[in]certeza do Tempo

No caminho, ouvimos a música de Nando Reis, interpretada pelo Cidade Negra , Onde Você Mora? Música que mexe muito nas nossas emoções, faz uma reviravolta, nos traz à memória:
... não a dúvida de Onde Ela Mora, 
... mas a [in]certeza do tempo que nos resta de viagem até nos encontrarmos novamente.

Lendo um pouco mais descobri que essa música foi escrita por Nando Reis e Marisa Monte. Ela gostava muito de ambos, sei que a sensibilidade deles, o jeito leve e suave de trazer através das melodias e letras as mais profundas emoções, que mexiam tanto com ela... também mexem muito conosco.

Lembro-me com saudade da nossa viagem à Europa para comemorar seus 15 anos. Estávamos no aeroporto e nos encontramos com o Nando Reis, que gentilmente autografou e deixou um recadinho para cada um de nossos filhos em seus Diários de Viagem. 

Foi pura emoção estar tão perto de alguém que nos toca tanto a alma. Vou me lembrando desses detalhes... e, eu não os quero perder jamais. 
Dinkelsbuehl - expressando seu amor
Ah! Se eu pudesse voltar no tempo, começar tudo de novo, será que seguiria pelos mesmos caminhos, será que trilharia os mesmos passos, apenas gastando mais tempo com meus filhos desde pequenininhos... 

Talvez dessa vez teria decidido construir um veleiro enquanto eles eram pequenininhos, talvez até mesmo antes deles chegarem... e, os teria levado pelo mundo afora.

Olhar para dentro, espelhar minha alma na melodia e na letra dessa música, perceber que “eu nunca mais terei amor assim, nunca mais verei um amor que não se mede, amor que não se pede, amor que não se repete”... 

Amor único!
Assim foi o seu amor por mim.

Ainda guardo aquela camiseta que você me presenteou expressando o seu amor por mim. Nesse dia dos pais, vesti o seu amor, bem coladinho no corpo e orgulhoso da filha que o Pai havia me dado.

Ainda guardo aquela camiseta bem enroladinha na minha gaveta de camisetas... sem dúvida a melhor de todas as camisetas.

Ainda guardo na memória a expressão de alegria no seu rosto, orgulhosa do resultado de tantas horas dedicadas a uma ideia... pensando, desenhando e depois pintando o seu amor por mim. 
a love t-shirt - an expression of your love for me
Jamais me esquecerei disso, pena que a maldade do tempo a tem amarelado, pena que a maldade do tempo e o desgaste do uso aos poucos a estão destruindo, com pequenos buraquinhos, a gola desbeiçada e a cor de branco sujo... 

É uma relíquia que guardo na gaveta – já nem tenho usado-a pra preservar essa relíquia. 

Sim, 
... é uma relíquia que guardo no coração, 
... é uma relíquia pregada nas paredes do Vazio do meu coração que tem cara, que tem cheiro, que tem nome.

Você foi embora mesmo querendo ficar, agora eu sei... sempre soube que você balançava suavemente entre duas casas e as saudades que você sempre alimentou da Casa do Pai conduziram seus passos, ajudaram na sua travessia, amparando a sua angústia e acalentando a sua alma, quando decidiu ir para nunca mais voltar.

Hoje na sua varanda resta apenas o balanço vazio de uma rede vazia, pois sua morada é em outra casa...

Você foi embora... 
amor que não se mede, 
amor que não se pede, 
amor que não se repete... 
jamais!

Duas décadas jorrando o seu amor a cada um de nós da sua família, duas décadas vividas intensamente no nosso caminho, duas décadas que sacramentaram e garantiram a certeza de que estaremos juntos novamente... 

E, aos poucos vou rabiscando um quadro na minha alma, ainda um rascunho cheio de rabiscos a lápis, borrões quando algo sai das linhas imaginárias. 

Estou desenhando um quadro, um sonho, uma janela no tempo, uma realidade. Ele vai aparecendo à medida que meus passos seguem.

Nesse quadro vejo ao longe uma singela casinha camponesa, flores na janela, muitas borboletas voando ao seu redor, e, mesmo antes de bater com meus dedos na porta da frente, percebo que a porta está entreaberta. 

Um raio de luz me traz essa certeza e sombras entrecortadas me garantem que alguém se aproxima da fresta.

Vejo você aparecendo nessa fresta entreaberta, escancarando a porta, deixando que todas as cores e aromas fluam num movimento borboletal. 


Vejo você a passos largos, 
que mais parecem asas voando. 

Vejo você com seus belos e longos cabelos esvoaçantes, suas largas saias com flores miudinhas pintadas à mão, camisetinha regata colada e pés no chão... sempre soube que você abriria a porta quando a tocasse. 
livre... solta... borboletal
Mas, é muito mais que isso... 

Infelizmente meu quadro não está pronto e ainda não vejo algo que se segue à velocidade de todo o tempo que teremos pela frente, você está correndo em minha direção, me dá um beijo que jamais esquecerei e fica pendurada ao meu pescoço como sempre quis... por um tempo que parece não ter mais fim.

Enquanto esse quadro não fica pronto. 
Enquanto as pontas dos meus lápis se quebram. Enquanto minhas mãos ainda não conseguem transferir para o papel todas as imagens que vejo no quadro. 
Enquanto esse quadro não se materializa.
Enquanto esse quadro não transcende completamente..., 


darei meu próximo passo
na direção de um tempo que se encurta
com muitas certezas
com a certeza que é essa a Casa 
onde você mora 
com a certeza que a esperança me norteia
e firma meus passos... 


Sigo com 
a mais dolorosa das [in]certezas:
... quando será que a porta se abrirá? 
... quando esse quadro trará todas as ideias?
... quando todos os traços estarão desenhados?
... quando todas as nuanças do Artista?
... quando?


Nando Reis 

Amor igual ao seu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
E que eu nunca mais verei

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Não se repete

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Não se repete

Amor igual ao seu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
E que eu nunca mais verei

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Não se repete

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Não se repete

Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Da onde você mora
Aonde você foi morar
Aonde foi?

Não quero estar de fora
Aonde está você?
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei!

Eu sei que eu fui embora
E agora eu quero você
De volta pra mim!

Amor igual ao seu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
E que eu nunca mais verei

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Não se repete
Amor!

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Não se repete
Oh não!

Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Da onde você mora
Aonde você foi morar
Aonde foi?

Não quero estar de fora
Aonde está você?
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei!

Eu sei que eu fui embora
E agora eu quero você
De volta pra mim!

Amor igual ao seu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
E que eu nunca mais
Nunca mais
Nunca mais verei


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly