Páginas

sábado, 9 de julho de 2022

O Eterno no Presente

Teria sido a Presença do Eterno invadindo o meu Presente a partir das emoções que afetaram minha alma após a leitura de uma meditação do Henry Nouwen e um texto circulando em grupos de WhatsApp atribuído a Conexão Planeta.


Sakura (Cerejeira) no jardim de casa

Duas frases, uma de cada um desses textos, bailaram em idas e vindas, enquanto tento absorver o que há num contexto maior do que minha débil visão alcança.


A vida contemplativa, não é uma vida que oferece alguns bons momentos entre muitos ruins, mas uma vida que transforma todo o nosso tempo em uma janela pela qual o mundo invisível se torna visível. (Nouwen) 

 

Mais importante do que viajar para ver paisagens novas, é ver de forma nova a mesma paisagem habitual. (Proust)


Diante de qualquer situação em que me encontrar, vale uma reflexão capaz de perceber o que meus olhos, minhas emoções e minhas percepções não contemplam rapidamente. Ao exigir de mim, minha atenção, percebo através das transparências dessas barreiras inicialmente limitantes, o desmascaramento do que há num contexto maior.


Estar no presente, vivenciando cada uma das percepções sensoriais, me garante perceber a eternidade adentrando-se no meu presente. Ver o invisível, medir o infindável, observar o insondável — paradoxos do finito sendo invadido pelo infinito. É o Eterno se presenciando. Uma presença perceptível a partir da minha completude neste presente.


Estar no presente, perceber-se inteiro num local e num espaço de tempo...


... eu no hoje!


Independente dos eventos formadores do local e do tempo em que estou presente, sejam esses eventos ruins ou bons, sejam eles aterrorizadores ou apaziguadores, sejam momentos de calmaria ou mais agitados do que posso suportar. 


Nouwen, destaca em sua meditação: 

Cada momento é como uma semente que traz em si a possibilidade de se tornar o momento da mudança. Não preciso mais correr do tempo presente em busca do lugar onde acho que a vida realmente está acontecendo.


É isso, no presente a minha experiência tem forma, tem cara e tem nome. É a minha existência construindo seu caminho, passo a passo, existindo sempre apenas no presente. E, sempre que eu perceber a mesma paisagem como uma nova paisagem, sempre que eu perceber no presente a possibilidade de uma mudança, eu começo... 

... a ter uma visão mais verdadeira do mundo e da minha vida em relação ao tempo e à eternidade. Começo a vislumbrar algo de eternidade no tempo.


É o tempo presente se tornando transparente e deixando a eternidade adentrar-se, deixando aberta a...

... janela pela qual o mundo invisível se torna visível.


Satisfeito, pleno e completo, nem que seja apenas neste momento presente. Dou o próximo passo. Não há mais tédio, o vazio torna-se transparente e o meu presente, seja ele alegre ou doloroso, mergulha em...

um significado novo e profundo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly