Páginas

domingo, 10 de maio de 2015

Tributo à Mãe...
que sofre pelo Caminho

"Minha dor...
Eu não consigo compreender
Eu quero algo pra beber
Me deixe aqui pode sair." - Vander Lee

Vejo pelo Caminho muitas mães... muitas são Alegria-Sem-Fim e isso é muito bom. Mas, hoje gostaria muito de prestar um Tributo às Mães... 

... Mães que sofrem pelo Caminho.


Maria acompanhando a crucificação de Seu Filho
“E uma espada transpassará a tua alma.” (Lc 2:35)

Vejo pelo Caminho pessoas que homenageiam e levantam tributos de Alegria, que são expressões com os mais variados motivos, mas sempre exaltam àquelas que já transbordam de muita Alegria... e, não poucas são as vezes que nos esquecemos de tantas outras Mães...

... Mães que sofrem pelo Caminho.

"Deixa eu chorar até cansar
Me leve pra qualquer lugar
Aonde Deus possa me ouvir." - Vander Lee 

Nesta semana, uma dessas Mães me abraçou ternamente, seu semblante estava triste, apesar de saber que os lampejos de alegria estão presentes e são reais... seus olhos, seu olhar, seu rosto e seu abraço trouxeram à minha alma uma comoção tão grande, senti a dor que ia na sua alma transferir-se repentinamente à minha alma. 

Retribuí seu carinho com um abraço longo e apertado, abraço que solidarizou-se às suas expressões de quem também convivia com o Vazio em sua alma... impactado, comovido e esbarrando-me pelos corredores vazios da Alma, fui para o trabalho.

... Mães que sofrem pelo Caminho.


"Sair chegar lá fora e encontrar alguém
Que não me dissesse nada
Não me perguntasse nada também
Que me oferecesse um colo ou um ombro
Onde eu desaguasse todo desengano" - Vander Lee 


São tantas as Mães que sofrem, comecei a pensar nelas, imaginando que esses sofrimentos se intensificam à medida que a mídia expõe a Alegria de ser Mãe, trazendo para si uma multidão de Mães que a Alegria-Sem-Fim e encurralando na escuridão de suas próprias almas uma multidão muito maior de Mães em que a Alegria são apenas lampejos e outra infinidade que de fato a Alegria já não existe mais.


Mães que...
perderam seus filhos
foram abandonadas por seus filhos
tiveram seus filhos arrancados de si
não puderam ter filhos
seus filhos estão presos
seus filhos estão arrebentados pelas drogas
tem seus filhos perdidos
choram por seus filhos
sonham com filhos
não podem tocar seus filhos
não podem ver seus filhos
lamentam por seus filhos
sentem a ausência de seus filhos
raptaram seus filhos
estão esquecidas por seus filhos
mataram seus filhos
enlouqueceram por seus filhos
mães que sofrem...
que sofrem...
sofrem...

Enquanto uma a uma iam desfilando pela minha Alma, minhas lágrimas brotavam nos meus olhos e essa dor, esse sofrimento foi me massacrando... fui massacrado por alguns minutos. 

E, essas Mães que são massacradas dia-após-dia, que dor!

Será que temos espaço em nossos círculos sociais para essas Mães?... ou rapidamente queremos torna-las Mães Alegres... mas, alegrar-se sem seus filhos?


Ter Mãe é muito diferente de Ser Mãe!

Ter Mãe tem olhar focado a partir de fora, é um filho que tem mãe ou é uma filha que tem mãe... mas, Ser Mãe é o olhar de dentro, é o sentimento de dentro direcionado a você, filho e filha!

Há dores doídas e doidas demais, para que rapidamente possamos garantir que isso passa, que tudo passará... 

À você Mãe que sofre
meu tributo neste dia que
além de ser o Dia das Mães 
das Mães Alegria-Sem-Fim
é também o seu Dia!


Dia das Mães-Que-Sofrem, 
que embalam braços esvaziados!


Débora, Mãe da minha filha Gabriela e dos meus filhos Mateus e Davi. Torna-la Mãe foi uma das melhores Graças que eu recebi... hoje é um dia reservado para que você seja VOCÊ! Mãe para sempre! 

Conviver com o Cheio e o Vazio é muito mais difícil do que podíamos imaginar e será sempre assim enquanto estivermos deste lado do Rio... 

É uma mistura de sentimentos, mas sentimentos são mesmos misturados, pois a Vida é uma mistura de tons...

Meu desejo é que seu dia seja leve... que a Dor não a maltrate tanto, que o Sabor dos nossos filhos e a Saudade da nossa filha permeiem suavemente como o voo das borboletas.


Amamos muito você! 


PS: Na letra e na música de Vander Lee, também interpretada por Gal Costa... deixei-me levar pelos sentimentos que afloram no coração de Mães que sofrem, Mães que embalam braços esvaziados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly